Extras

O cubo mágico foi criado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974, o próprio criador levou cerca de um mês para resolver o cubo pela primeira vez.

 

O cubo mágico é o segundo item mais vendido no mundo, sendo a bíblia em primeiro lugar.

 

Existem 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) de combinações possíveis.

Se uma pessoa fizesse um movimento por segundo de cada combinação possível ela levaria 1.400 trilhões de anos para realizar todas. Se conseguirmos empilhar cada combinação uma em cima da outra, teríamos uma sequência de cubos de aproximadamente 261 anos-luz de distância.

 

 

Entre 1983 e 1984, a rede de televisão americana ABC produziu uma série animada sobre o cubo mágico, onde o brinquedo era um personagem chamada de “Rubik the Amazing Cube”.

Em 1989, Fred Cueller, da Associação Internacional dos Lapidadores de Diamantes, para celebrar o 15 aniversário do invento de Rubik criou o Cubo Mágico mais caro do mundo – batizado de Masterpiece Cube (“cubo obra-prima”). Para a confecção da joia, foi usado um bloco de 18 quilates de ouro sólido, incrustado com 22,5 quilates de ametista, 34 quilates de rubis e 34 quilates de esmeralda verde. A peça é avaliada em 1,5 milhão de dólares.

Já foram criados robôs especificamente para resolver o cubo mágico, atualmente, o mais rápido consegue solucionar o puzzle em menos de 1 segundo! Mais especificamente, 0.38 segundos.

Em 2018 o hacker japonês conhecido pelo codinome “Human Controller” criou um cubo mágico capaz de se resolver sozinho. Ele já havia feito, cerca de um ano antes, uma versão bem maior do mesmo cubo mágico autônomo. A nova peça, do tamanho tradicional do cubo mágico, usa uma série de componentes feitos por impressoras 3D, fios, eletrônicos e baterias para coordenar os movimentos do cubo.

Mais informações sobre o cubo mágico autônomo podem ser encontradas (em japonês) neste link.

Em Julho de 2020, a Netflix lançou um documentário sobre o cubo mágico com o nome “The Speed Cubers” (na versão brasileira, Os Magos do Cubo), contando a relação entre os maiores recordistas do mundo, o Australiano Feliks Zemdegs e o Americano Max Park.

 

Contamos um pouco mais sobre esse assunto nesse LINK.